Criar logomarca: Dicas, exemplos e custo
A melhor forma de iniciarmos a conversa sobre porque criar uma logomarca é definir o que é uma marca e qual a função dela para sua empresa. Para a Personalle uma marca é como se fosse uma pessoa, com todos os seus trejeitos, crenças, comportamentos e comunidade, é como ela é reconhecida na rua. É como ela se apresentada para uma outra pessoa, e para isso precisamos criar uma imagem única.
Quanto mais diferente de todas as outras, mais ela vai ser reconhecida por sua exclusividade. Outro item importante de uma marca possuir é a facilidade com que ela é reconhecida fisicamente. E também, quanto menos objetos uma marca possuir, e quanto mais simples for a sua leitura, mais ela terá sucesso na memorização pelo observador. Para isso usamos recursos como fontes personalizadas, um ícone com poucas cores. Usar uma arte ou desenho simples e um bom nome (que é com certeza, a parte mais difícil hoje em dia). Tentar evitar siglas ou palavras muito longas, a ideia é sempre simplificar ao máximo para se criar a uma logomarca forte e funcional.
Quando começamos a criar uma logomarca buscamos por boas referências, e para isso um bom repertório de pesquisa é essencial. Nós da Personalle Design temos como base de pesquisa um site de portfólio da Adobe (fabricante do Photoshop, Illustrator, Acrobat, etc…) chamado Behance. Este é um site moderno, e é tido como uma base mundial de portfólios de designers profissionais de primeira linha e agências de renome.
Criar sua logomarca: principais usos hoje em dia
Naturalmente hoje, quando criamos a sua logomarca uma das suas principais aplicações serão para as redes sociais. E isso é fator determinante no momento que desenvolvemos a proposta de valores da sua marca. E o que é essa tal de proposta de valor? É simplesmente demonstrar qualidades da marca, fidelização, conexão emocional e posicionamento. São valores que ajudam muito na hora de decidir como, onde e a forma de se aplicar a marca, quais as possibilidades e até como não se deve usar a marca. Já que a exposição às redes sociais expressam diretamente ao cliente a visão da marca sobre o mundo a sua volta, suas crenças, seu perfil, ecossistema, comunidade e identificação.
Principais ferramentas para se criar logomarca
Hoje existem várias ferramentas gratuítas para se contruir uma boa logomarca, entre elas nós destacamos o Canva, o Adobe Express e também sites que utilizam até Inteligência artificial para gerar uma logomarca, como o Wowzer.ia. Mas ainda, a nossa preferência é por utilizar programas específicos de vetorização como o Adobe Illustrator ou o Corel Draw, que nos fornecem recursos profissionais e nos auxiliam na construção de outras aplicações e experimentos para o desenvolvimento da criação da logomarca.
Quanto custa criar sua logomarca hoje
Quando somos procurados para desenvolver a criação de uma marca nossa primeira conversa é entender como o mercado vai receber essa nova marca, ou sua atualização. Pois acreditamos que uma marca precisa de resultados que vão muito além da sua forma, hoje ela precisa se comunicar com o seu cliente de forma eficiente e focar na fidelização dele como parceiro da marca. Assim criar uma marca exige conhecer suas origens, e o potencial da marca de gerar valor.
Assim acreditamos que o custo de criar uma marca é antes de mais nada, é o tempo para se estudar sobre o que se espera da sua marca, é se debruçar nos valores que se espera alcançar, qual caminho percorrer e até que ponto sua marca vai ser estática, comunitária, participativa e presente e de que forma sua marca vai estar presente na vida do seu cliente. Mas se você quer, literalmente, saber o valor de desenvolvimento da sua marca, nos procure e vamos conversar sobre como podemos elevar o potencial da sua empresa por meio de uma marca de sucesso.